Dicas
07/01/22 às 19:28

Cobertura une conforto e privacidade com a segurança do prédio residencial; conheça os benefícios

Sabe aquele toque especial que a cereja confere na finalização do bolo e que o/a confeiteiro/a não abre mão? Quando pensamos em prédio residencial, certamente este mesmo conceito pode ser aplicado para o topo do empreendimento.

Cobertura une conforto e privacidade com a segurança do prédio residencial; conheça os benefícios

Não é à toa que a cobertura é avaliada como o tipo de imóvel muito atraente e que agrega “status” aos moradores, sobretudo nos grandes centros urbanos e devido aos modelos duplex e tríplex que têm sido lançados nos últimos tempos.

É que, além das questões estéticas, a cobertura une qualidades que podem agradar tanto a gregos quanto a troianos.  Ou seja, o consumidor que prefere morar em um apartamento, mas que reconhece as eventuais limitações do imóvel, e aquele que gosta do ar que só uma casa pode oferecer, mas que, por sua vez, está considerando se mudar em troca da segurança e praticidade que são as características principais do prédio residencial.

[…] o fato de ter uma área exclusiva para as crianças brincarem à vontade ou para a conversa rolar tranquilamente sem restrição quanto a horários representa muito mais conforto e bem-estar para as horas de descanso ou diversão.

Ficou curioso/a para saber quais são esses benefícios? Continue a leitura deste conteúdo que preparamos especialmente para você que está na dúvida se a cobertura é mesmo o investimento ideal a ser feito.

 

 

 

O seu vizinho do andar de baixo pode até ter uma bela varanda gourmet com espaço para reunir alguns amigos e familiares no jantar de sábado à noite. Pois é, alguns… Nada que se compare à área útil para lazer e eventos que a cobertura disponibiliza aos moradores e convidados dele, ainda mais se a mesma conter mais de um pavimento e a metragem extra resultar em espaço para usufruir com tal finalidade. E, não tem jeito, se você faz o tipo de pessoa que gosta de celebrar cada momento da vida com as pessoas que ama, sem excluir uma e nem outra, essas pequenas questões fazem muita diferença ao frigir dos ovos.

x5

Churrasqueira é o item de lazer frequente no espaço social da cobertura. 

Mesmo que o apartamento dos outros andares passe longe de ser compacto, o fato de ter uma área exclusiva para as crianças brincarem à vontade ou para a conversa rolar tranquilamente sem restrição quanto a horários representa muito mais conforto e bem-estar para as horas de descanso ou diversão. Quem já morou em imóveis com quintal sabe bem o que isso significa, não é?

Em prédios que contam com apenas o terraço no imóvel e a infraestrutura de lazer nas áreas comuns, a cobertura vai gerar algo valiosíssimo e que iguala-se a um excelente benefício de viver em casas: a privacidade. É bem provável que o proprietário mal vai saber o que significa ir até à administração do edifício, às vezes com bastante antecedência, para saber como está a agenda de reservas para festas no salão com churrasqueira. Além disso, o desembolso de certa quantia de dinheiro que seria para garantir o uso do local pode ser aproveitado para o investimento em um churrasco, por exemplo.

 

 

 

Cobertura é sinônimo de maior espaço útil e não somente para os momentos de lazer. A disposição dos ambientes internos também possibilita maior comodidade aos pertences e móveis do proprietário que, por sua vez, ganha em conforto e liberdade. Sentir-se “apertada” e, consequentemente, privada de comprar determinado utensílio doméstico porque não vai caber em canto nenhum é um grande aborrecimento!

O que você vai sentir mesmo é o privilégio de ter uma vista panorâmica da cidade ou de lindos pores do sol no horizonte. Os momentos de apreciação e descanso, portanto, vão ficar bem mais agradáveis ainda que vista ao redor não seja grande coisa.

E engana-se quem pensa que este é um privilégio apenas das coberturas duplex ou tríplex. Com a linear funciona da mesma forma e, comparada aos andares de baixo, pode chegar a ter até o dobro da metragem. Seguindo esta linha, e conforme o hábito de vida dos moradores, as vantagens multiplicam-se e podem ser percebidas, por exemplo, se a família tem um animal de estimação, sobretudo de grande porte, ou se alguém do imóvel é adepto do cultivo de flores ou do paisagismo.

E, cá entre nós: nada como colocar as roupas recém-lavadas para secarem no sol e, ao final do dia, sentir o calor da roupa quentinha, seca e perfumada… São detalhes que enriquecem a rotina e geram boas sensações!

 

 

 

Para pessoas que têm sono leve ou que se incomodam com quaisquer ruídos, por mais normais que sejam, o barulho de móveis sendo arrastados, o sapato salto alto, a descarga e o assoviar dos vizinhos de cima – ou do lado – transformam-se em verdadeiros tormentos auditivos. Agora, imagina se este mesmo morador reside em pavimentos baixos e próximos ao movimento da rua e tem de conviver com o alarme de uma sirene, a arruaça dos pedestres altas horas da noite e com as buzinas dos automóveis?

isaac-cabezas-549025-unsplash

A vista para o entardecer na cobertura é mais privilegiada do que a dos vizinhos dos andares de baixo. 

No alto, longe do agito urbano, o dono de uma cobertura com certeza vai desfrutar de uma tranquilidade maior que os demais companheiros de prédio. E mesmo que o edifício não tenha tanta altura, na melhor das hipóteses, o raciocínio continua fazendo sentido. Da mesma maneira, a tranquilidade vai ser preciosa se as áreas de convivência do empreendimento costumam reunir muitas pessoas e crianças e o seu terraço e a sua janela nem sequer passam perto de sentir o calor da animação.

O que você vai sentir mesmo é o privilégio de ter uma vista panorâmica da cidade ou de lindos pores do sol no horizonte. Os momentos de apreciação e descanso, portanto, vão ficar bem mais agradáveis ainda que vista ao redor não seja grande coisa.

Diante de tantos diferenciais, é claro que a valorização da cobertura vai estar à altura do que representa em comparação aos demais imóveis. Aliás, à altura, literalmente, já que a lógica que opera em prédios residenciais é a de que quanto mais alto o andar, maior vai ser o valor agregado. Em média, o preço é 10% maior que os apartamentos tipos, a depender, também, do porte e das características do edifício e da localização do mesmo.

[…] o investimento maior dá-se em troca de benefícios que vão resultar em maior qualidade de vida ao dono.

Em compensação, caso haja a pretensão de venda da cobertura no futuro, o proprietário dificilmente vai arrepender-se do investimento, porque é o tipo de imóvel que não sofre com as flutuações do mercado imobiliário, o que significa que a valorização é estável e o risco de quedas bruscas ou de supervalorização é menor.

 

 

Como em qualquer tipo de moradia, seja o apartamento padrão, o sobrado ou a casa, a cobertura também oferece benefícios peculiares, sobretudo se o estilo de vida do proprietário for compatível com as características do imóvel. Há quem prefira, por exemplo, a sensação de estar no alto… E se essa pessoa não abrir mão de conforto e privacidade, assim como no ar de uma boa casa, além da segurança e praticidade de prédios residenciais, o investimento na cobertura pode ser mais certeiro. Neste sentido, o investimento maior dá-se em troca de benefícios que vão resultar em maior qualidade de vida ao dono.

drew-coffman-125736-unsplash (1)

Conforto e privacidade para todos os moradores da cobertura, inclusive para o animal de estimação. 

Da mesma maneira, os “poréns” existem e funciona assim para tudo na vida que não é perfeito, não é?  Em dias de chuva torrencial, pode acontecer de a energia elétrica cair e o gerador pifar e o elevador não funcionar. E ter de enfrentar muitas escadas é uma situação chata para quaisquer moradores de andares no alto, ainda mais se entre eles há crianças de colo, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Outro ponto importante é que há edifícios que não têm elevador – mas, geralmente, são os de pequeno porte, com poucos andares.

 

E aí, o que achou? Conseguimos esclarecer algumas de suas dúvidas? Se ainda precisar de mais informações, contate um corretor de sua confiança! Continue acessando nosso material aqui no blog da Juca Neto.