Vantagens
07/01/22 às 19:12

As vantagens de contar com os serviços da imobiliária para a administração de imóvel

A administração de imóveis nada mais é que o gerenciamento de patrimônio imobiliário e cujo papel deve ser desempenhado por empresas e profissionais devidamente registrados no CRECI.

As vantagens de contar com os serviços da imobiliária para a administração de imóvel

Não é à toa que, diante do amparo legal da atividade, a principal vantagem de contar com os serviços de gestão oferecidos pelas imobiliárias é a segurança e a tranquilidade com as quais o proprietário vai desfrutar ao longo de todo o processo de transação e vigência do contrato de aluguel.

Em cada etapa, desde o anúncio do imóvel, à análise de crédito e elaboração de contrato, dentre outros encargos, a administradora conta com conhecimento técnico, softwares específicos, equipe especializada e estrutura organizada.

[…] o know-how da administradora faz toda a diferença na hora de estruturar um anúncio tecnicamente assertivo e que desperte a atenção do consumidor ideal. […] o “match” perfeito entre inquilino e o objeto do negócio, o imóvel.

Portanto, se a sua preocupação é justamente não ter com o que se preocupar, o caminho para fugir de enrascadas e garantir um bom negócio é confiar o seu patrimônio nas mãos de quem tem experiência e conhece a dinâmica do mercado.

Continue a leitura do nosso conteúdo e descubra mais sobre os custos-benefícios!

O primeiro passo começa com a propaganda do imóvel para locação. Ainda que pareça algo simples, o know-how da administradora faz toda a diferença na hora de estruturar um anúncio tecnicamente assertivo e que desperte a atenção do consumidor ideal. Ou, em outras palavras, na linguagem virtual, o “match” perfeito entre inquilino e o objeto do negócio, o imóvel.

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Uma boa divulgação atrai e filtra os reais clientes interessados no imóvel.

Nem sempre o proprietário dispõe de recursos apropriados para apresentá-lo de maneira atrativa por meio de fotos e, também, de informações privilegiadas sobre o mercado para atrair o consumidor, inclusive, pelo valor do imóvel.

A avaliação da imobiliária, neste caso, confere a segurança de que não haja supervalorização e nem a depreciação da propriedade. O preço vai seguir “as regras” praticadas pelo setor, na região, e ficar em conformidade com o que o dono e o cliente ideal esperam.

Nada de estranhos ou pessoas não autorizadas dentro do imóvel e com as chaves do mesmo. As visitas são pré-agendadas com os potenciais clientes, informadas ao dono, e se confirmadas, realizadas sempre com o acompanhamento de um dos profissionais da administradora.

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O corretor imobiliário dispõe de técnicas e manhas para garantir a assertividade da visita.

A grande vantagem, também, é contar sempre com a disponibilidade, preparação e a postura do profissional para conquistar o interessado. Isso porque, já no atendimento, há todo um trabalho de pesquisa e filtro para que ocorra o “match” entre ‘imóvel’ x ‘inquilino’ e, assim, a probabilidade de a visita converter-se em proposta e em fechamento ser maior.

O risco de inadimplência diminui quando ocorre a avaliação detalhada do provável inquilino nos aspectos relacionados ao histórico consumidor e familiar dele. Isto é, a análise de informações como a renda e suas formas de comprovação, consulta ao crédito em entidades de proteção (Serasa Experian), além de outras averiguações: se houve, anteriormente, ação de despejo e/ou ocorrências judiciais, por exemplo.

[…] no vínculo selado por meio da intermediação imobiliária, ambas as partes interessadas são resguardadas com uma maior segurança jurídica.

Caso necessário, conforme a orientação prévia do locador, a análise também contempla itens mais específicos que são, normalmente, para comparar o estilo de vida do consumidor com a realidade do imóvel e/ou interesse do dono. Há imóveis que não comportam animais de estimação ou um grande número de residentes… Cabe à administradora ponderar sobre todas as situações e prevê-las no contrato.

A finalidade é tornar a transação mais segura e eficaz, prevenindo as chances de fraudes e os eventuais prejuízos com locatários que não tinham o perfil ou o crédito para a locação do imóvel.

Quem já passou por situações de litígio sabe bem a importância de um contrato de locação bem elaborado e respaldado em requisitos legais, como a Lei do Inquilinato. Diferentemente de um acordo verbal, ou de boca, no qual proprietário e inquilino ficam vulneráveis a imprevistos, no vínculo selado por meio da intermediação imobiliária, ambas as partes interessadas são resguardadas com uma maior segurança jurídica.

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Deveres e direitos são estabelecidos no contrato de locação elaborado pela imobiliária.

Diversas regras estão previstas na Lei do Inquilinato, e, não à toa, a administradora conta com uma equipe responsável com amplo conhecimento, inclusive da legislação vigente, para a elaboração das cláusulas contratuais.

Do ponto de vista do proprietário, também é possível personalizar o contrato de acordo com as características do imóvel em relação aos seus cuidados e a sua disponibilidade (animais de estimação, por exemplo).

A imobiliária sabe de cada detalhe que compõe o imóvel por meio de um minucioso trabalho de vistoria. O serviço consiste em uma espécie de “perícia” na qual observa-se o estado e os itens da localidade a fim de comparar as condições do imóvel no momento da entrada e saída do inquilino.

Uma boa vistoria, que é realizada por meio de aplicativo que registra o imóvel com numerosas imagens, torna-se mais uma forma de assegurar o negócio e diminuir as chances de desentendimentos entre as partes. As informações geradas ficam todas documentadas.

O início de um contrato de aluguel representa, também para a administradora, o começo de um relacionamento, mantido mês a mês, durante toda a vigência do acordo, com o locador e locatário. Isso significa que a empresa deve estar sempre à disposição de seus clientes para prestar assessoria e apoio, além da inerente zeladoria pelo cumprimento dos requisitos legais constantes em contrato.

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A imobiliária cuida de todo o trabalho burocrático antes, diante o acordo e ao longo da administração.

O objetivo é representar uma sólida ponte entre os dois lados para que impasses sejam solucionados ou mesmo antecipados, e propiciar conforto, segurança e tranquilidade ao longo do período de administração do imóvel.

Não são raros os casos de locadores que confiam na palavra de seus locatários e acabam com dores de cabeça e, até mesmo, de mãos atadas. O negócio, nesta hora, é avaliar a profissionalização do serviço

 

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