Vantagens
07/01/22 às 19:34

O sobrado é a nova mansão; descubra as vantagens de comprar um

Final de semana chegou. E aquela vontade de reunir a família e os amigos em uma área de lazer com churrasqueira e quintal para a criançada brincar à vontade também bateu na porta… Oba!

O sobrado é a nova mansão; descubra as vantagens de comprar um

É o momento de criar um grupo no aplicativo de mensagens, nomeá-lo de “churras em casa” e adicionar os participantes para acertar o horário e os comes e bebes que cada um vai ter de levar, é claro. Cinco minutos depois, @ [email protected] joga um balde de água fria na sua expectativa. O motivo? A casa é pequena – o apê está mais para apertamento – e não tem a comodidade que se espera de uma reunião de domingo à tarde. Nada feito!

Bingo! Nessa hora, avaliar o investimento ea mudança para um sobrado bem planejado e edificado pode ser a alternativa mais interessante e recomendável do que a escolha por outros tipos de domicílios, como a casa térrea e o apartamento, por exemplo.

Até uma suíte máster, que é o repartimento mais comum em sobrados, vai dar para desfrutar.

Ficou interessado? Descubra, abaixo, as vantagens de comprar e morar em sobrado.

O terreno da casa tem cerca de 60m² e 120m² de área construída. Que sonho! O principal benefício de se residir em sobrados é o ganho extra de espaço para a sua família, uma vez que a estrutura é vertical e dividida em pavimentos. Ao invés de todos os cômodos do domicílio ocuparem a totalidade da área térrea disponível, como acontece na maioria das casas, a disposição do sobrado permite que os dormitórios, por exemplo, fiquem inseridos na parte superior.

O resultado é que você vai ganhar em alternativas de ambientes legais, divertidos e íntimos para criar nas partes internas e externas do imóvel. Até uma suíte máster, que é o repartimento mais comum em sobrados, vai dar para desfrutar. Outros bons exemplos são o escritório, o closet, uma minibiblioteca e, por que não, um cômodo à parte se você gosta ou trabalha com artesanato, costura ou gastronomia.

SO0026 11

Espaço gourmet do sobrado localizado no Jardim São Jorge do Guapituba, em Mauá.

E sabe aquele churras que não era tão possível realizar na casa tradicional, com pouco espaço e nenhum conforto, ou em apartamento, com controle bem rígido da administração do prédio? No sobrado, a situação é diferente.

A construção desse tipo de moradia já é projetada para que as áreas de lazer e de recepção de visitas sejam facilitadas. Área para churrasco, um espaço verde, um quintal e lavabo são frequentes e podem estar disponíveis ou serem criados de acordo com o estilo de vida dos moradores. Possibilidades não faltam.

A divisão do sobrado em pavimentos permite que a privacidade dos habitantes seja maior em relação aos convidados e a eles próprios. Quem mora em casa com espaços úteis reduzidos deve saber que até um simples momento de leitura pode ficar impossibilitado dependendo da disposição dos cômodos no imóvel. Às vezes, acontece de o quarto ficar próximo à cozinha e os sons dos preparativos do jantar impedir a concentração do leitor.

Esse é um exemplo mais comum em casas térreas, mas que também faz diferença em comparação aos apês. No sobrado, com os dormitórios na parte de cima do imóvel, não há dúvidas de que o morador vai ter mais comodidade para entreter-se e realizar as tarefas do dia a dia – ou mesmo para ficar sossegado em um cantinho silencioso.

Recebeu os amigos? A separação da área privada familiar das salas sociais localizadas no pavimento inferior garante tranquilidade e bem-estar a suas reuniões.

SO0036 - pav inferior

Sala de estar integrada à sala de jantar no sobrado localizado no Jardim Pedroso, em Mauá.

Se você é do tipo que não suporta ficar em lugares fechados, com pouca ventilação e luminosidade, imagine morar, né?! No sobrado bem projetado, com certeza este problema não acontece. Isso porque a altura da construção favorece o clima mais agradável nos ambientes, o que significa que o morador não vai sofrer com as temperaturas quentes do verão e nem precisar gastar com equipamentos para manter a casa fresca, como é o caso de ventiladores.

A entrada de raios solares é outra vantagem do imóvel, já que a captação de luz é maior e a necessidade de usar a energia elétrica, consequentemente, menor. As chances de espaços com mofo e umidade também ficam reduzidas. Ninguém merece sentir-se sufocada dentro da sua própria casa, né?!

Casa térrea, apartamento e sobrado são tipos de propriedades com características específicas e que podem ter tanto vantagens quanto desvantagens. A recomendação é questionar-se: se colocar tudo na balança, o que mais vai pender para o seu lado? Uma moradia pode funcionar bem para a família de fulano, mas não tão bem para a de ciclano. E a justificativa é simples: questões como necessidade, preferências e estilos de vida são as que mais influenciam na hora de considerar a compra de dado imóvel.

[…] o morador vai ter mais comodidade para entreter-se e realizar as tarefas do dia a dia – ou mesmo para ficar sossegado em um cantinho silencioso.

Algumas situações do dia a dia evidenciam o que é ideal para a configuração do seu lar. Sentir que os pertences e bens não estão cabendo mais nos espaços, os filhos adolescentes querem ou precisam de mais conforto em quartos próprios ou o animal de estimação está ficando triste com a falta de áreas para divertir-se. Houve identificação novamente? Considere o sobrado, de verdade!

Mas, atente-se: o mesmo não é indicado para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida devido às escadas entre os pisos. A construção também deve ser levada em conta, uma vez que toda a análise deste texto perde sentido se o sobrado foi mal planejado e, consequentemente, edificado.

 

Nossa dica é óbvia, mas útil: contate o corretor de vendas e solicite uma análise do seu perfil e da renda do seu núcleo familiar. Existem muitas opções de sobrados, com valores interessantes e com estilos compatíveis ao seus!